Atividades da FCCE em outubro

Federação das Câmaras de Comércio Exterior cria Conselho de Mulheres

A diretora de Inovação e Projetos da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), Maristela Borges Tuna, com o apoio do presidente Paulo Fernando Marcondes Ferraz, tem trabalhado ultimamente para inserir ações que contribuam com alguns dos objetivos do desenvolvimento sustentável traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a agenda 2030.

Em observância ao quinto objetivo do órgão, que é “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, Maristela propôs a criação do Conselho de Mulheres da FCCE, cujo objetivo é reconhecer, promover e motivar as atuações das mulheres em todo o espectro do desenvolvimento do comércio exterior bilateral junto à Federação, ao Brasil e os países que representam.

Segundo o Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher (+ Mulher 360), todos os setores da economia devem contribuir com o empoderamento feminino, o que significa possibilitar que as mulheres desenvolvam plenamente suas capacidades, dar condições para que elas tenham as mesmas oportunidades de trabalho e assegurar a igualdade em direitos sociais e econômicos.


Giselle Farinhas assume a diretoria geral do Conselho de Mulheres da FCCE

Em alinhamento com as questões da agenda 2030 da ONU e com a proposta estratégica entendida e identificada como relevante para a FCCE, no dia 25 de outubro, a advogada Giselle Farinhas assumiu o cargo de Diretora Geral do Conselho de Mulheres da Federação. Além da participação de Maristela Borges Tuna como vice-diretora, o conselho contará com outras coordenadoras que serão convidadas nos próximos dias.

Giselle agradeceu a confiança pela outorga da nomeação como Diretora Geral e anunciou que os projetos de implementação de inserção de mulheres no conselho em atividades que promovam as relações comerciais, políticas e sociais internacionais já se encontram em desenvolvimento e serão anunciadas em solenidade que ocorrerá nos próximos meses, com a assinatura do Regulamento Interno e demais providências.


Giselle Farinhas e Paulo Fernando Marcondes Ferraz


Federação participou do treinamento da nova metodologia do PNCE

No último dia 31 de outubro, a Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), representada por sua diretora de Inovação e Projetos, Maristela Borges Tuna, participou do treinamento da nova metodologia do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE).

O PNCE é desenvolvido em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae Nacional, Apex-Brasil, além de outras instituições públicas e privadas que atuam no fomento às exportações brasileiras. A coordenação nacional do PNCE é feita pelo Ministério da Economia e, nas unidades da Federação, por comitês estaduais compostos pelos principais intervenientes no comércio exterior regionais.



A nova metodologia é originada do Programa Rota Global, da CNI, e suas principais novidades residem no mapeamento do perfil das empresas sob quatro dimensões: Estratégia, Gestão, Mercado e Operação, levando em consideração a maturidade dos empreendimentos em relação à internacionalização, além da elaboração de planos de ação customizados com objetivo de endereçar as necessidades das empresas à matriz de serviços oferecidos pelos parceiros.

A aplicação dos planos de ação será acompanhada pelo Ministério da Economia e os demais parceiros do programa a partir de indicadores pré-estabelecidos, com a finalidade estimular a ampliação, diversificação, consolidação e a agregação de valor das exportações brasileiras.

Segundo Maristela Tuna, o papel da FCCE é de grande valia para as demais instituições participantes do programa. “Através dos projetos da Federação no fomento ao comércio exterior será possível estimular uma maior participação de empresas na metodologia e, como consequência, potencializar o conhecimento sobre o estágio atual das empresas brasileiras, bem como, promover os serviços oferecidos pelas entidades parceiras do PNCE. ”, destaca.




FCCE estará presente no Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX)

A FCCE estará presente no Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX), que será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). Promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o evento tem como objetivo discutir, analisar e criar proposições que levem à expansão competitiva e sustentável do comércio exterior.

O encontro reunirá representantes de toda a cadeia de negócios do comércio internacional e governo em palestras, debates, painéis e mesas-redondas sobre os principais temas da atualidade. Nesta edição, o ENAEX terá como tema central "Produtividade e competitividade abrindo mercados externos".

A FCCE terá um estande exclusivo durante a programação do evento.



menu
menu