Quem Somos



A FCCE é a mais antiga associação de classe no Brasil dedicada exclusivamente às atividades do Comércio Exterior.

A FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR (FCCE) é uma associação sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, com sede na Av. General Justo, nº 307 – 6º andar, Rio de Janeiro (RJ).

Fundada em 05 de abril de 1932 e inaugurada em 10 de maio do mesmo ano, com a então denominação de Federação das Câmaras de Comércio Estrangeiras no Brasil – FCCEB, ela foi criada por iniciativa da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, situada, naquela época, à Rua Luiz de Camões, número 30, mesmo local onde a FCCEB foi instalada. Seu primeiro Presidente foi o empresário Victorino Moreira.

A FCCEB teve suas atividades cessadas por ocasião da II Guerra Mundial e foi novamente fundada em 19 de agosto de 1950. Nesta data, foi instalada junto a Associação Comercial do Rio de Janeiro, à Rua da Candelária, nº 9 – 12º andar, registrada em 17 de agosto de 1950, no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, com publicação no Diário Oficial em 22 de agosto de 1950. O primeiro Presidente da FCCEB, na sua segunda e atual existência, foi o empresário João Dauld’t de Oliveira. Em 30 de setembro de 1982, alterou-se sua denominação para Federação das Câmaras de Comércio Exterior – FCCE.

A FCCE, por força de seu Estatuto, tem âmbito nacional, possuindo Vice-Presidentes Regionais em todo o Brasil, operando também no plano internacional, através de “Convênios de Cooperação” firmados com diferentes organismos da mais alta credibilidade e tradição, a exemplo da “International Chamber of Commerce – ICC (Câmara de Comércio Internacional), fundada em 1919, com sede em Paris, e que possui mais de oitenta Comitês Nacionais, nos cinco continentes, alem de operar a mais importante “Corte Internacional de Arbitragem” do mundo, fundada no ano de 1923.

A FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR tem sua sede no edifício da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e mantém com essa entidade, há mais de duas décadas, “Convênio de Suporte Administrativo e Protocolo de Cooperação Mútua”.

Em passado recente, a FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR assinou convênio com o CONSELHO DE CÂMARAS DE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS, entidade que representa as Câmaras de Comércio Bilaterais dos seguintes países: ARGENTINA, BOLÍVIA, CANADÁ, CHILE, CUBA, EQUADOR, MÉXICO, PARAGUAI, SURINAME, URUGUAI, TRINIDAD E TOBAGO e VENEZUELA.

Além de mais de uma centena de Câmaras de Comércio Bilaterais filiadas à FCCE em todo o Brasil, fazem parte da Diretoria atual, os presidentes das Câmaras de Comércio: Brasil-Grécia, Brasil-Rússia, Brasil-Eslováquia, Brasil-República Tcheca, Brasil-México, Brasil-Belarus, Brasil-Portugal, Brasil-Líbano, Brasil-Índia, Brasil-China, Brasil-Tailândia, Brasil-Moçambique, Brasil-Indonésia, além do Presidente do Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional, o Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER, o Presidente do Conselho Empresarial de Comércio Exterior, o Presidente do Sindicato das Indústrias Mecânicas e Material Elétrico, o Presidente da Federação das Entidades Líbano – Brasilienses entre outros.

Some-se, ainda a presença de diversos Cônsules e diplomatas estrangeiros, dentre os quais, o Cônsul Geral da República do Gabão, o Cônsul Geral da Tailândia, o Cônsul Geral da Indonésia e o Cônsul Geral de Moçambique, entre outros.

MISSÃO

Identificar, promover e desenvolver ações para que as Câmaras de Comércio Internacional e instituições associadas aprimorem competências para atuarem como agente de integração multilateral das políticas públicas de comércio exterior brasileiro.

VISÃO

Ser referência em gestão de excelência no apoio e execução das políticas públicas no fomento ao Comercio Exterior.

ATUAÇÃO

A FCCE atua de diversas formas no apoio as Câmaras de Comércio Internacional e instituições associadas. Conheça os serviços oferecidos pela FCCE para ajudar a sua Câmara e Instituição:

Apoio Institucional
Conjunto de serviços que auxiliam na formalização da Câmara, criação, desenvolvimento de um modelo estratégico de negócio das Câmaras no âmbito nacional, promoção de eventos e reuniões;

Capacitação/Qualificação
Palestras de Conhecimento, qualificação de projetos com ênfase nos Comitês criados pela FCCE, capacitações, consultorias e assessorias oferecidas pela FCCE em parceria com Instituições públicas e privadas com o objetivo de incrementar o desenvolvimento qualitativo da câmara;

Promoção Comercial
Desenvolvimento de Conjunto de serviços oferecidos pela FCCE e seus parceiros que visam orientar, planejar, executar e promover ações de vendas e marketing na busca de oportunidades e resultados capazes de gerarem retorno ao esforço desprendido;

Inteligência de Negócios
Ações que têm como objetivo facilitar o acesso aos associados junto as instituições públicas e privadas em busca de realização de projetos cujo a diretriz principal é o desenvolvimento de negócios entre os mercados internacionais, diversificação dos destinos das exportações/importações brasileiras, prática do pensamento global e melhoria da percepção internacional acerca das empresas, dos produtos e dos serviços.



menu
menu