FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR

Palavra do Presidente

O ano de 2023 marca um novo ciclo para a FCCE.

Assumi a presidência da Federação das Câmaras de Comercio Exterior com a missão de continuar o legado de meus antecessores, Paulo Fernando Marcondes Ferraz e Marco Polo Moreira Leite, incansáveis defensores de nossa atuação no Comércio Exterior.

Lembro-me muito bem que meu querido amigo Paulo Fernando sempre defendia a tese de “que um presidente deve servir ao cargo e não o cargo servir ao presidente”. Acredito que esta afirmação regeu seu trabalho na direção desta entidade, assim como a de seu sucessor, o estimado Marco Polo Moreira Leite.

Continuaremos atuando seguindo este princípio, e com o mesmo propósito de tornar a FCCE, a principal voz na defesa dos interesses das Câmaras Bilaterais, junto aos órgãos de Governo e entidades internacionais ligados ao Comércio Exterior. 

Uma nova gestão implica sempre em mudanças, principalmente quando se trata de uma atividade como a nossa, que dialoga diretamente com o cenário econômico e político internacional.  Nosso fortalecimento como entidade demanda por novas ações que estejam em sintonia com o novo cenário global.

Nossa primeira ação foi atualizar nossa comunicação com nossos players através de um site que funcione como um centralizador de informações de interesse para quem atua no comércio exterior e promotor da atividade das Câmaras de Comércio Exterior associadas à FCCE.

Estamos desenvolvendo parcerias relevantes para projetos inovadores através das constituições de Conselhos nas áreas de:  Agronegócio; Bancos e Investimentos; Infraestrutura; Meio Ambiente; Jurídico e Arbitragem; Esporte; Ciência e Pesquisa; Audiovisual; Tecnologia e Informação. Os Conselhos visam dinamizar nossas atividades e proporcionar uma programação constante aos nossos associados e público interessado em comércio exterior.

Uma de nossas parcerias em destaque é o projeto BRAEX, um programa de entrevistas com versão em quatro idiomas, inglês, mandarim, espanhol e português, que debaterá temas atuais, dedicados ao comércio internacional

Outro projeto a ser desenvolvido em minha gestão é o Programa de internacionalização de empresas. Uma ação que visa identificar potenciais países e nichos de atuação para as empresas brasileiras, no mercado exterior, com encaminhamento e suporte dos serviços especializados das nossas câmaras filiadas.

Outro foco de nosso interesse será estimular e reativar as Câmaras de Comércio dos países sul-americanos, filiadas à FCCE: Argentina; Bolívia; Chile; Colômbia; Equador; Paraguai; Peru; Uruguai e Venezuela, estimulando o intercâmbio e a promoção de novos negócios.

Aproveito este momento para ressaltar e agradecer o fundamental apoio de nossa mais longeva parceira, a Confederação Nacional do Comércio – CNC, em especial, ao seu ilustre Presidente José Roberto Tadros, e ao Senador José Bernardo Cabral, Conselheiro da FCCE.

Agradeço também ao colegiado de diretores da FCCE pela atuação e colaboração. Conto com a participação de todos para levar a bom termo nosso planejamento para o biênio 23/24.

Atenciosamente, 

Adair Roberto Carneiro

Rolar para cima