FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR

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Conselho de Ralações Internacionais

Acordo de cooperação entre a FCCE e o Subconselho CCPIT Shaanxi da China

A Federação Das Câmaras De Comércio Exterior recebeu no dia 24 de julho, a visita de um grupo do Conselho de SHAANXI da China para a promoção do comércio internacional. O Conselho apresentou algumas condições desta província para negócios nas áreas de finanças, tributação, portos, agricultura, incentivos fiscais para empresas internacionais na região.Foi assinado um acordo de cooperação entre a FCCE e o Subconselho CCPIT Shaanxi. Entre os presentes da FCCE, o Presidente Adair Roberto Carneiro, o vice Presidente Marco Aurélio Kuhner, a presidente do Conselho de Literatura Claudia Miranda, a presidente do Conselho de Cultura, Artes e Eventos Patricia Aguiar, o vice presidente do Conselho Jurídico e de Arbitragem Alexandre José Farah, o vice presidente do Conselho Relações Internacionais Leandro Su, a vice presidente do Conselho de Meio Ambiente Paula Magalhaes, o vice presidente do Conselho de Bancos, Finanças e Investimentos Marcel Abner Povoa de Aragão. Entre os presentes do Conselho de SHAANXI : Mr. Zheng Jianshe – Vice President/ China Council for the Promotion of International Trade Shaanxi Sub-council; Ms. Xie Huiying – Deputy Director/ Xi’an Chan-Ba International Port Management Committee; Mr. Zhang Qiang -Deputy Director/ Yulin Municipal Finance; Mr. Yao Weidong – Chairman/ Shaanxi International Trust Co.,Ltd.; Mr. Wang Zuoquan – Chairman/ Shaanxi Financial Holding Group Co., Ltd.; Mr. Chen Zuojun – Director/ CHANG’AN BANK CO.,LTD; Mr. Zhan Zhiyong – Director of the Office/ Shaanxi Financial Holding Group Co., Ltd

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Cultura, Audiovisual e Comércio Exterior – Lula Vieira #Trade Brasil

Você sabia que a cultura e o audiovisual têm um papel crucial no comércio exterior? Venha descobrir como essas áreas interagem e impactam a economia global no nosso programa TRADE BRASIL – episódio 3. O entrevistado de hoje é o publicitário LulaVieira, diretor de criação de agências no Brasil e no exterior, premiado muitas vezes, inclusive 3 vezes como o publicitário do ano pela ABAP (Associação Brasileira das Agências de Propaganda) e pelo Prêmio Colunistas.   Recebeu também o Prêmio “Contribuição Profissional” como reconhecimento pela contribuição à qualidade da propaganda no Brasil. Membro de júris de inúmeros festivais internacionais de propaganda. Integra o Conselho de Autorregulamentação Publicitária – CONAR, e é presidente do Conselho de Cultura e Audiovisual da Federação das Câmaras de Comércio Exterior – FCCE.

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Meio Ambiente, Sustentabilidade e Comércio Exterior – Drª Claudia Jannuzzi #Trade Brasil

Novidade no Nosso Canal do Youtube! Trade Brasil, O Comércio Exterior em Pauta.Um programa da Federação das Câmaras de Comércio Exterior. A ideia da FCCE ao criar este projeto foi abrir um espaço mais amplo para o debate sobre negócios internacionais. No segundo episódio, trazemos uma entrevista exclusiva com a Drª Claudia Jannuzzi, Vice-Presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade, sobre Meio Ambiente, Sustentabilidade e Comércio Exterior. Claudia é Presidente do Instituto de Economia China-Brasil, formada em Odontologia, atuou como professora universitária por 18 anos e gestora do programa de Extramuro de Saúde da Família. Além disso, é colunista de revistas e jornais de grande circulação. ASSISTA TRADE BRASIL 🌐

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Bicentenário das Relações Diplomáticas Brasil-EUA

Há exatamente dois séculos, em 26 de maio de 1824, o então presidente dos Estados Unidos, James Monroe, recebeu em Washington o encarregado de negócios do Brasil, José Silvestre Rebello. Neste encontro, o governo estadunidense reconheceu aIndependência do Brasil. A partir daí, foram estabelecidas relações diplomáticas que vêm ampliando, ao longo desses anos, os laços políticos, econômicos e culturais entre os dois países. Atualmente, o Brasil continua numa parceria fundamental e de amizade com os Estados Unidos. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, o país é o principal destino das exportações brasileiras de produtos manufaturados e de insumos importantes de alta intensidade tecnológica visando a produtividade e competitividade do país. No plano global, o Brasil e os EUA reafirmam seu compromisso de trabalhar juntos para construir uma ordem internacional mais próspera e democrática, na qual prevaleçam a paz e o desenvolvimento inclusivo e sustentável. Fontes:

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1ª edição do Mulheres no Global Business – Confira os melhores momentos

Confira os melhores momentos da primeira edição do Mulheres no Global Business, o evento que reuniu autoridade e personalidades e empresárias atuantes em diversos segmentos do comércio exterior. O sucesso e a repercussão do evento mostram a importância do papel da mulher no mercado internacional. Se você não conseguiu participar da primeira edição do Mulheres no Global Business, clique no link abaixo e confira:

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Jinbao visited Brazil #CIIE2024

Our mascot Jinbao visited Brazil on March 22 — the first stop of the #CIIE2024 promo campaign this month. More than 100 representatives from the local state government, business associations and enterprises in Rio de Janeiro participated in the meeting both online and in-person. Four local business associations and companies signed up for this year’s expo. This year is the 50th anniversary of the establishment of China-Brazil diplomatic ties. We’re looking to see more Brazilian businesses access the Chinese market with the help of the #CIIE!

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Fórum Brasil-China de Economia Criativa

O primeiro Fórum China Brasil de Economia Criativa aconteceu no dia 18 de dezembro passado, na Sede da Confederação Nacional do Comércio – CNC . O evento faz parte de uma série de encontros entre representantes consulares e empresários dos dois países. O presidente da FCCE, Adair Roberto Carneiro e o cônsul comercial da China, Zhu Huan, apresentaram as boas vindas aos participantes do evento e reforçaram os votos de parceria de cooperação entre os dois países. Como parte da programação, aconteceu no período da tarde, o Seminário de Medicina Inteligente , com a presença de autoridades da medicina tradicional chinesa e personalidades ligadas a centros de formação chinesa.

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G20-Uma perspectiva de oportunidades para o comércio exterior

O G20, formado por 19 países mais União Europeia e União Africana, é o principal fórum de cooperação econômica do mundo, e teve sua criação diante da crise financeira de 2008. O grupo tem buscado debater questões ligadas ao desenvolvimento econômico, buscando soluções globais e consensos comuns aos tratamentos dos problemas e desafios que afetam o mundo na atualidade. A grande importância do G20 para a economia internacional é sua representatividade financeira, que é muito expressiva, pois somados os países membros são responsáveis por, aproximadamente, 90% do produto nacional bruto mundial, 80% do comércio internacional e cerca de 65% da população do planeta. Além dessa representatividade financeira de tamanho peso, temas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico global agricultura, fontes de energia e meio ambiente são discutidos pela perspectiva dos mais importantes países do mundo. O Brasil é país membro do G20, e assumirá a presidência do fórum pela primeira vez entre 1º de dezembro de 2023 e 30 de novembro de 2024. Durante esse período, ficará responsável por organizar a 19ª Cúpula do G20, que deve acontecer na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 2024. A presidência do G-20, inédita para o Brasil, é considerada o ponto alto da agenda internacional e será um evento importante do posicionamento internacional do nosso país. O Brasil assume o comando do grupo da Índia, e passará para a África do Sul em dezembro de 2024. Sabemos que um eixo temático envolve as principais reuniões do fórum e ao que tudo indica temas como : relações diplomáticas ( devido as guerras hoje existentes), saúde ( tema ainda ligado ao fim da pandemia recente), mudanças climáticas e empoderamento feminino estarão em voga nessa edição da reunião que é anual entre todos os paises. O Brasil possui interesses próprios e entre eles, estão o “combate à desigualdade, fome e pobreza”, “desenvolvimento sustentável” em suas três dimensões (econômica, social e ambiental), “ação climática sustentável e transições energéticas justas e inclusivas” e “reforma da governança global”. Estando os temas em consonância com as prioridades da presidência brasileirado G20. Esses temas refletem não apenas preocupações globais, mas também oportunidades significativas para o comércio exterior brasileiro. E qual seria esse real Impacto no Comércio Exterior? A presidência do G20 pode ser um divisor de águas para o comércio exterior do país dependendo, claro, das políticas adotadas pelo governo brasileiro durante sua presidência, o que será decisivo para mensuração dos impactos específicos, além de determinar como será a interação com os outros membros do grupo. Com a presidência do G20, o Brasil tem a chance de moldar a agenda global de comércio e investimentos, promovendo políticas que beneficiem tanto a economia nacional quanto as economias emergentes. Alguns aspectos devem ser avaliados e pensados em termos de posicionamento de nosso país durante essas reuniões do G20. São eles: 1-Promoção de investimentos sustentáveis: tendo o foco de atuação determinado em desenvolvimento sustentável, especialmente avançando na transição energética, o Brasil passa a ser visto como um destino atraente para investimentos verdes, aumentando o alcance das parcerias comerciais e atraindo capital estrangeiro interessado em sustentabilidade; 2-Fortalecimento de relações comerciais: o simples fato de estar na presidência do fórum, coloca o país em posição de ouvinte, receptivo e ponto focal, oferecendo uma plataforma de discussões e uma enorme possibilidade de network, onde o Brasil fortalece laços comerciais com outras grandes economias. Isso pode levar, e provavelmente levará a acordos comerciais mais favoráveis e aumentar as exportações brasileiras; 3-Influência nas políticas de Comércio Global: o Brasil pode usar sua posição para influenciar as políticas de comércio global, estimulando países a adotar um sistema mais equitativo e menos protecionista, entendendo que isso irá beneficiar os países em desenvolvimento; 4-Atração de investimentos estrangeiros: a visibilidade aumentada e a liderança, bem como um correto posicionamento em questões globais, tornarão o Brasil um destino mais atrativo para investimentos de capital estrangeiro de forma direta, impulsionando setores-chave da economia; 5-Reforma da governança global: estabelecer mudanças na governança global, leva o Brasil a buscar um papel mais significativo junto aos países em desenvolvimento nas decisões econômicas globais, o que pode levar a um ambiente de comércio mais justo. Logo entendemos que ser presidente do G20 é uma oportunidade sem precedentes para o Brasil, não apenas liderar discussões globais críticas, acessar os países mais importantes do mundo de uma forma protagonista, mas também para estabelecer um futuro de comércio exterior mais dinâmico e equitativo. Com ações estratégicas e colaborações internacionais, o Brasil está posicionado para desempenhar um papel crucial na formação do cenário econômico global nos próximos anos, e não podemos de forma nenhuma desperdiçarmos essa oportunidade ou não aproveita-la na integra, esperamos que setores públicos e privados tenham esse entendimento, e que esforços comuns sejam estabelecidos em prol dessa tão importante agenda. Por: Claudia Jannuzzi – Vice-presidente do Conselho de Relações internacionais Imagem: Site Brasília em Foco : brasiliainfoco.com

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Encontro do Presidente do Conselho Internacional da Associação Comercial – CIACDF com o Embaixador da China no Brasil

O Presidente, Gil Vicente Gama, do Conselho Internacional da Associação Comercial – CIACDF, junto com o Embaixador da China no Brasil, Sr. Zhu Qingqiao. Onde destacou os valores e o propósito de Brasil e China caminharem cada vez mais fortalecidos nas relações comerciais. Gil Vicente Gama, é também Presidente do Conselho Econômico para o Mundo Árabe, da FCCE, que tem sede na CNC – Confederação Nacional do Comércio. A agenda coordenada por Gil Vicente Gama, dentro do Sistema Comercial, é composto por mais de 10 milhões de empresas em todo o Brasil, o que representa 55% do total de empresas ativas no Brasil, e que movimenta anualmente, mais R$ 2 trilhões, o que equivale a 22,9% de todo o PIB brasileiro.

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