FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR

Pesquisar
Close this search box.

Discurso de Encerramento do Seminário de Metalurgia

Ana Cristina Carvalho de Oliveira
Brasileira – Rio de Janeiro

Vice Presidente Conselho Agro da Câmara de Comércio Exterior FCCE
Conselheira de Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro / ACRJ

Prezado Sr Chen Runyun
Vice Presidente da Aibo ,
Autoridades Presentes ,
Caros Seminaristas da América Latina e Caribe ,
Equipe da AIBO ,
Caros amigos !

Meu nome é Ana Cristina Carvalho sou brasileira  graduada pela Universidade Federal do Rio , Pós graduada em Viena Áustria , 25 anos de experiência em relações  internacionais  , entusiasta das culturas .  
Me sinto extremamente honrada de ter participado deste seminário ministrado pela AIBO juntamente com o MFCOM a ssim
como de representar os seminaristas da turma de Siderurgia nesta cerimônia .

A China fascina todas as nações de forma unânime . Um país continental , o maior em extensão territorial ! Segunda maior economia do mundo ! Entretanto para quem ainda não a visitou as expectativas diferem bastante da realidade
Me vi diante deste grande portal que une beleza , tradição , cultura , tecnologia ,desenvolvimento e prosperidade !Começamos nossa viagem em Beijing , capital do governo , com sua história milenar , na sede impressionante da AIBO . De Beijing formos a Xangai ao sul , porto , aonde os arranha céus e Construções High tech alternam com templos e hábitos cultivados por gerações

Deliciosos momentos de atividades culturais e de lazer como visita a Grande Muralha , impactante , boulevard “the bund” a beira do Rio em Xangai , Calle Nanjing , colônia agrícola , restaurantes , centros comerciais e a animada e deliciosa aula de culinária com um simpático chef !  sem deixar de mencionar o simpático guia Francisco que além dos ensinamentos sobre Xangai é um exímio cozinheiro e cantor , Falando em espanhol e português !!!!

Aulas ministradas por V. Excelência Embaixador e Professores catedráticos com inumeros títulos e sempre com extrema simpatia e atenção nos trouxeram mais conhecimento

 As visitas técnicas nos proporcionaram inúmeras possibilidades de aprendizado e parcerias . A sede administrativa em seu prédio  em Beijing China Steel , visitada no sábado nós chamou atenção pela sua proatividade na descarbonização e na utilização de outras fontes de energia renovável . Em Xangai o gigante parque industrial da Baoye Group que abriga a Bao Steel maior siderúrgica da China , com seu processo de manufatura inteligente utilizando macrodados e inteligência artificial . Visita ao processo de laminação  se seguiu a visita também dentro de seu parque do zoológico no qual pudemos atestar a preocupação com o meio ambiente e reprodução de espécies raras como o pavão ….. e os Cerdos .  em Seguida o  high tech Centro de utilização de Energia Renovável da Baoshan , coberto por uma imenso jardim suspenso com esculturas demonstrou que uma usina de reciclagem e produção de energia através do lixo pode estar dentro de uma cidade sem sequer ser percebida . uma adaptação inimaginável da modernidade .

Da Usina a vista para o terminal Portuário de Xangai seguida da visita a magnífica MCC Steel e Beris Engeniering and research corporation , responsável por inúmeros e premiadíssimos projetos como o Estádio de Futebol em Beijing “Ninho” , A Torre de Xangai , plantas industriais e centros comerciais e administrativos inteligentes O Parque Shougang não só nos extasiou mas também nos entusiasmou.

Atentos a sua meta de até 2030 emitir no máximo 10,8 bilhões de toneladas de Carbono mantendo seu crescimento industrial e econômico a China nos ensinou como fazer a transição atingindo a eficiência energética reduzindo as emissões com métodos como eletrificação e uso do hidrogênio . Mostrou que a transformação digital com microdados gera vantagens competitivas . Nos compartilhou a utilização do hidrogênio verde no processo produtivo .

Crescimento com tecnologia aliada a sustentabilidade e cuidado com as próximas gerações . Liberdade com responsabilidade .

O mais importante compartilhando seu conhecimento com humildade e sabedoria , uma verdadeira parceira !

Nos apaixonamos e a cada passo que dávamos e não alegrávamos a cada dia com a dedicação da equipe da AIBO

A China nos conquistou!

Na África QUANDO um MEMBRO DE UMA TRIBO NÃO ESTÁ BEM , todos se reúnem em torno dele para animá-lo e cura-lo , cantando : UBUNTU que significa TODOS SOMOS UM .

A gigante China com toda sua sapiência prosperidade e carinho se debruça através da AÍBO para construir pontes entre as nações , pavimentar estradas a fim de que a relações fluam como água em um riacho contornando as pedras

Encerramos hoje um seminário com a mensagem   inesquecível e memorável “se queres ir rápido vá sozinho , mas se queres ir longe vá acompanhado “ neste novo caminho de relações bilaterais desenhado , graças a este trabalho de excelência da equipe AIBO !!!!

A China e a melhor parceira !

Agradeço aqui cada passo destes dias , a dedicação incansável do Sr Chen , da Sra
GUO Wei (vivi ) ,  Bai Shinkansen e Liu Xinyao ! Agradeço também aos professores , porteiros cozinheiros , arrumadeiras , jardineiros , todo staff que fez destes 15dias uma experiência inesquecível                                                      

Saúdo as delegações da Argentina , Bolívia , Colômbia , Nicarágua , Guiné Equatorial , ….
Stay Safe !
Até Breve !

UBUNTU
Muito Obrigada
Muitas Gracias
Thank you
Vielen Dank

Outras Notícias

Rolar para cima